Já falamos aqui no blog da ECOPADS sobre a importância do sistema de freios para a segurança do carro, principalmente sobre as pastilhas e discos de freios, talvez os componentes mais conhecidos do sistema.

Hoje vamos falar sobre um outro componente, que também ajuda o sistema a funcionar corretamente: a pinça de freio.

Sem a pinça, a pastilha não funciona, afinal sua função é justamente pressionar a pastilha contra o disco de freio. Graças ao o auxílio de pistões hidráulicos internos, o sistema é acionado. Ela pode ter apenas um cilindro (pinças flutuantes ou deslizantes) ou mais de um pistão (pinça tipo fixa).

Como saber se há problema na pinça de freio?

Dificilmente o motorista vai perceber que o problema nos freios está justamente na pinça, sendo esse um trabalho dos mecânicos que vão checar o carro.

Com o passar do tempo e de uso, é normal haver o desgaste do conjunto das buchas e pinos. O resultado é que a pinça vai se movimentar de um jeito anormal, ou mais rápido ou ficando presa. Quando acontece essa oscilação, o atrito da pastilha com a pinça vai ocasionar um barulho diferente.

Uma das sensações que o motorista pode ter é a de ‘roda presa’, que pode ter sido causado por uma contaminação no fluido do freio ou quando ele já perdeu suas propriedades lubrificantes por estar muito velho, emperrando o êmbolo do pistão da pinça. 

O que fazer quando há problemas?

Na oficina, o mecânico vai verificar se a pinça de freio apresenta alguma trinca e trocar um conjunto de borrachas conhecido como reparo de vedação, que ajuda a evitar vazamentos, permitindo o ideal movimento do pistão.

Se for preciso fazer o reparo da pinça, o ideal é verificar todo o sistema, como o disco, a pastilha e o fluido de freio. 

Muitas vezes, a substituição preventiva do fluido já evita danos futuros a todos os componentes do sistema de freio. 

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