Em cada veículo, existem peças responsáveis pela diminuição do atrito entre os componentes e do desgaste prematuro desses componentes, uma delas é a bomba de óleo do motor, que tem papel fundamental na lubrificação de todo sistema.

Sendo assim, problemas relacionados à bomba devem ser identificados de maneira antecipada, para evitar danos permanentes ao motor.

O que é a bomba de óleo no motor?

Para entender o funcionamento da bomba, podemos falar do sistema de lubrificação de um motor. Ele trabalha na preservação do conjunto mecânico como um todo, garantindo a durabilidade.

Esse sistema consiste em canalizar e deslocar o fluido lubrificante no circuito. O percurso do fluido atravessa os componentes de um motor e garante refrigeração e fluidez nas seções.

Quando a lubrificação funciona adequadamente, o motor opera dentro de uma faixa ideal de temperatura. Isso garante a preservação das peças e o consumo adequado de combustível. A bomba de óleo é o centro do sistema de lubrificação do motor.

Ela lubrifica os componentes e garante o bom funcionamento geral e a durabilidade do sistema. Se isso não ocorrer, é comum que o motor opere em sobrecarga.

Existem diversos tipos de líquidos para a lubrificação, cada um com suas próprias características. Podemos citar o óleo sintético, o semissintético e o mineral.

Como resolver esses problemas?

O desgaste da bomba de óleo nunca é por um acaso, quando isso ocorre a maioria dos componentes do morto já devem ter sofrido algum desgaste. Quando a troca da bomba for realizada, é recomendado verificar outros componentes também importantes para o motor do carro. São eles:

  • pescador
  • filtro de óleo;
  • interruptor de pressão de óleo;
  • Desgaste entre virabrequim e bronzinas;
  • Desgaste entre comando de válvulas e buchas;
  • Tuchos

A importância de uma manutenção preventiva

A prevenção evita que problemas ocorram na bomba ou até mesmo em outras partes do sistema. Assim, é essencial reforçar a importância dessa prática.

Os problemas que afetam o sistema de lubrificação são, além da falta de troca do óleo, o uso inadequado do veículo.

Por isso, marcar manutenções preventivas para checar a saúde não só da bomba, mas também para um diagnóstico mais preciso do sistema de lubrificação como um todo, são fundamentais para a saúde do carro.

Entre os diversos benefícios de realizar a manutenção preventiva, estão:

  • proteção para o motor;
  • aumento da durabilidade dos componentes;
  • evita paradas indesejadas;
  • reduz a possibilidade de alto custo de reparo

Agora que você entendeu a importância do diagnóstico da bomba de óleo do motor, será mais fácil cuidar do sistema de lubrificação do seu veículo.

A ECOPADS oferece as pastilhas de freio com melhor custo-benefício do mercado. Visite o nosso site e confira nosso catálogo!