Por mais perigoso que seja, muitas pessoas acabam deixando para depois ou até se esquecendo de mandar o carro para uma revisão. Para saber a data certa desse tipo de manutenção preventiva, basta olhar no manual do proprietário do veículo, mas costuma ser a cada 10 mil km rodados ou 1 ano, o que acontecer primeiro.

A revisão é um dos pontos principais para evitar acidentes. Para se ter uma ideia, mais de 12 mil acidentes de trânsito no Brasil entre 2017 e 2019 estavam relacionados a problemas mecânicos, segundo um levantamento da Polícia Rodoviária Federal. Se todos esses carros envolvidos estivessem com a revisão em dia, quantos acidentes teriam sido evitados?

O principal objetivo da revisão é identificar e arrumar problemas e falhas que aparecem no carro. Com esse tipo de revisão, elimina-se possíveis problemas que podem aparecer por causa de uma peça defeituosa, por exemplo, evitando acidentes e prejuízos financeiros ainda maiores.

Durante a revisão, são verificados diversos sistemas e componentes, como os freios, a direção, a suspensão, o motor e o sistema elétrico, por exemplo. Além de garantir uma segurança maior para quem dirige, a revisão garante que o carro não sofra uma desvalorização ainda maior no mercado – afinal, caso ele seja colocado à venda, o futuro comprador sabe que estará levando um veículo que foi bem cuidado.

A cada revisão realizada, novos itens e sistemas vão ser analisados e trocados. Isso vai depender da quilometragem do carro e também do estado e ‘tempo de vida’ das peças. Mas alguns pontos são sempre verificados, como veremos a seguir.

Sistema de freios

Qual é o estado das pastilhas de freio do carro? Na revisão, o profissional vai checar se essa peça está com condições de oferecer a segurança que você necessita. Além disso, é preciso checar o fluido de freios e, se preciso, fazer a sua substituição.

Pneus, balanceamento e alinhamento

A estabilidade e comportamento do carro passam muito pelo alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus, e esses pontos costumam ser observados e corrigidos em toda a revisão. Os pneus, aliás, devem ter um cuidado especial, conferindo se há algum desgaste ou deformação, precisando ser substituídos caso haja algum problema.

Óleo

Para que o motor funcione corretamente, o óleo precisa estar em seu nível correto. A troca de óleo deve ser realizada de acordo com as orientações do fabricante.

Sistema elétrico

Esse é um problema que pode aparecer ‘de repente’, então todo o sistema elétrico e as condições das luzes internas e externas são verificadas na revisão do carro.

Fluido do radiador

O nível do fluido do radiador é um outro ponto importante sempre verificado na revisão para evitar superaquecimento do carro.

Esses são alguns pontos que levantamos que precisam ser analisados na oficina durante a revisão, mas muitos outros também são revisados, como a condição da bateria, por exemplo, e os sistemas de suspensão e direção.

E não se esqueça de certificar-se com o mecânico de que apenas peças de qualidade sejam utilizadas no seu carro. A ECOPADS oferece as pastilhas de freio com melhor custo-benefício do mercado.  Visite o nosso site e saiba mais!