Fundamental para o trânsito seguro do carro, o disco de freio é uma peça que fica acoplada no cubo da roda, agindo em conjunto com as pastilhas de freio. Geralmente a peça é feita de ferro fundido, metal ou cerâmica, materiais resistentes à alta temperatura que é gerada devido ao atrito durante a frenagem.  

Por ser uma peça que sofre demais com o desgaste, o disco de freio deve ser revisado constantemente para garantir o bom rendimento do sistema.

Ele é uma peça importante, que fica escondida dentro do funcionamento do carro, mas você sabe como funciona o disco de freio? Neste texto, a Ecopads te ensina um pouco mais sobre o fiel escudeiro das pastilhas de freio.

Os discos de freio estão em constante rotação junto às rodas, e contam com uma pinça flutuante e um êmbolo, que serve para envolver o disco entre as pastilhas. O freio, ao ser ativado por meio do sistema hidráulico, faz com que a pinça force o êmbolo a levar as pastilhas junto ao disco fazendo pressão para que ocorra a frenagem.

Os discos de freios garantem melhor dirigibilidade para o motorista na hora da frenagem, oferecendo mais aderência dos pneus ao solo, principalmente quando a pista está molhada. Isso ocorre por conta da pressão aplicada pela pinça, que dissipa melhor o calor gerado pela energia durante a frenagem.

Uma outra vantagem é que os discos de freio não acumulam tanta sujeira quanto os demais sistemas, além de não aumentarem o curso do pedal no freio por conta da dilatação do disco e ainda possui mais facilidade na hora da manutenção.

E, além de tudo, o disco de freio ainda torna o toque do pedal mais macio, principalmente em veículos esportivos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o disco de freio, vamos apresentar alguns tipos que existem.

Discos de freio sólidos: um dos mais baratos e antigos, não possui nenhum tipo de ranhura para facilitar o resfriamento, podendo reduzir a sua eficiência, e por isso, são mais usados em carros compactos e leves.

Discos de freio perfurados: essa peça possui furos ao longo de sua superfície, aumentando o atrito com a pastilha e favorecendo a refrigeração, além de auxiliar no escoamento de água da chuva.

Discos de freios estriados: esses discos têm ranhuras que cumprem as mesmas funções dos furos dos discos perfurados. 

Discos de freio ventilados: composto pela junção de dois discos mais finos unidos em uma única peça, essa configuração tem a função de proporcionar mais ventilação, resfriando o sistema com mais eficiência.

 

Com o tempo, o disco de freio tende a se desgastar devido ao atrito, o que pode comprometer a eficiência e a segurança do veículo e seus ocupantes. 

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