No sistema de freio de um veículo, existem diversos componentes. Cada um deles é responsável por executar uma parte do trabalho empregado para diminuir a velocidade do veículo. O tambor de freio é um desses componentes, e costuma ser utilizado nas rodas traseiras de alguns modelos mais atuais dos carros populares.

Quando o pedal do freio é acionado, o fluido de freio sobe até o cilindro, onde os pistões empurram as sapatas de encontro à superfície do tambor, que gira em conjunto com a roda do carro, e é o atrito da lona que faz com que a velocidade do veículo seja reduzida. 

O processo transforma a energia cinética em calor, o que pode ocasionar o superaquecimento das rodas e prejudicar a eficiência da frenagem em situações extremas.

Um dos principais problemas que atingem o tambor de freio é o aumento do tempo de resposta durante a frenagem. Se ao pisar no pedal, você notar que o veículo está demorando mais do que o normal para realizar a frenagem, procure fazer uma inspeção geral no sistema de freio o quanto antes.

Outros sinais bastante evidentes das falhas do tambor de freio são os barulhos e ruídos emitidos quando o freio é acionado, assim como trepidação do carro ou o já mencionado superaquecimento das rodas.

Durante o diagnóstico, é preciso fazer uma inspeção visual detalhada, procurando identificar se a peça apresenta algum sulco profundo, desgaste irregular, amassados ou regiões trincadas. Entretanto, não deve-se ater apenas ao tambor de freio na hora de realizar uma inspeção, e sim em todo o conjunto dos freios, como as lonas e os hidráulicos. 

Para realizar a limpeza do sistema, é importante utilizar apenas água e detergente neutro, pois os produtos derivados do petróleo podem danificar as peças, comprometendo seu funcionamento e diminuindo sua vida útil.

Mesmo que o carro não apresente nenhum dos sinais mais comuns listados acima, é importante realizar a checagem do conjunto de freios sempre durante as revisões programadas para os freios dianteiros, que acontecem sempre entre 25 e 30 mil quilômetros rodados. Recomenda-se, ainda, efetuar a troca das lonas traseiras sempre a cada duas trocas de pastilhas do disco de freio dianteiro.

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