Comprar um carro usado pode ser uma boa opção para quem está querendo trocar de veículo ou até mesmo para quem procura um primeiro carro.

Com o aumento do valor dos veículos zeros, um carro usado se mostra como boa alternativa hoje em dia. O comprador, no entanto, deve avaliar bem o que está comprando.

A ECOPADS separou algumas dicas fundamentais para ninguém cair numa cilada e ter a certeza que está fazendo uma boa compra de um seminovo.

Analise bem o carro

Não é porque um carro é usado que ele deve estar em mau estado. Você deve analisar o carro como um todo, desde a lataria, passando pela parte interna até a mecânica. 

Confira se há arranhões e riscos no veículo, qual o estado de conservação do estofamento interno, as condições dos pneus e também do motor.

Verifique a procedência do carro

Não adianta conferir apenas o veículo em si, é preciso também conhecer todos os aspectos legais do carro. Imagina só fazer a compra e descobrir depois que aquele veículo havia sido roubado? A sua dor de cabeça será imensa!

Um bom jeito de saber que está pegando um carro legalizado é comprar de um lugar de referência, como uma concessionária ou loja de confiança. Caso esteja comprando de terceiros desconhecidos, confira o número do chassi e toda a documentação.

Evite também comprar carros que já tenham passado por uma recuperação da seguradora ou que tenham sofrido batidas graves, pois perdem valor de mercado.

Atente-se aos valores e modelos dos veículos

Há algumas regrinhas que te ajudam a fazer uma boa escolha do seminovo. Por exemplo, se o valor estiver muito abaixo de outros modelos iguais encontrados no mercado, desconfie. 

Há alguns modelos também que são mais difíceis de vender. Se você optar por eles, saiba que terá dificuldade na hora de uma revenda futura. E saiba que quanto mais caro for o carro, maior será a sua depreciação com o tempo. O mesmo vale para veículos que saem de linha: além de a manutenção poder ser mais cara (pela falta de peças novas), pode ser mais complicado de conseguir um bom preço na hora de revender.

Faça o test drive

Essa é uma dica de ouro. Muitas lojas e concessionárias autorizam fazer o test drive, então não perca a chance de conhecer o carro dirigindo.

Fique atento ao modo como o carro se comporta no trânsito, se há trepidações, se ele puxa para os lados e como ele responde nas trocas de marcha.

Não se esqueça de conferir também se a manutenção do carro está em dia, para saber se o veículo está em totais condições de uso ou se será preciso passar por alguma revisão.