Por muito tempo, os carros de câmbio automático tinham a fama de consumir mais gasolina e dar mais gastos de manutenção. Com o avanço da tecnologia, isso mudou. O custo para arrumar um possível problema pode até ser mais alto, mas o câmbio de um veículo automático tende a precisar de menos manutenção do que um carro com câmbio manual.

Quem já teve um carro automático dificilmente quer voltar a ter um ‘tradicional’. A comodidade e benefícios que esse tipo de câmbio traz são inúmeros, mas é preciso se adaptar na condução.

Se antes apenas os carros mais caros vinham com essa tecnologia, hoje em dia é fácil encontrar um modelo de entrada com o câmbio automático. 

Confira nessas dicas da ECOPADS tudo o que você precisa saber antes (e depois) de comprar um carro automático.

Cuidados na hora da compra

Como falamos logo no começo do texto, um carro com câmbio manual costuma dar mais problemas, pois gera mais desgaste da embreagem, por exemplo. No entanto, se precisar, a manutenção do câmbio automático costuma ser mais cara. 

Se sua ideia for comprar um carro seminovo, confira as condições do veículo e se ele passou por todas as revisões. Evite também comprar um modelo raro e já fora de linha, ou mesmo carro de marcas que já saíram do Brasil, pois, se precisar, vai ser mais difícil achar peças de reposição.

Agora, se estiver procurando um carro zero, faça um test drive antes de fechar negócio, para saber como é a dirigibilidade do veículo. 

Depois da compra

Um dos principais erros de quem troca o câmbio manual pelo automático é ‘se esquecer’ que não há mais embreagem para usar e, na hora de parar o carro, instintivamente ir com um pé para apertar a embreagem e outro no freio, fazendo com que o veículo sofra um ‘tranco’ por parar muito rápido.

É preciso se acostumar com o novo modo de dirigir, assim como é preciso saber como usar o câmbio automático. Se possível, leia o manual do proprietário assim que chegar em casa após comprar o novo carro para conhecer todas as funções do câmbio. 

Cuidar do carro também é uma regra que todo mundo deve seguir, trocando óleo e filtros nos prazos indicados e utilizado os produtos indicados pela montadora. 

Uma outra dica é manter o sistema de arrefecimento em dia, principalmente no verão, pois o forte calor pode prejudicar os componentes do sistema de câmbio do carro. 

Como em todo carro, seja com câmbio automático ou normal, o importante é realizar todas as revisões necessárias para evitar qualquer problema.