Um óleo de má qualidade ou que não esteja de acordo com o que o seu carro precisa pode trazer problemas para o motor e o sistema de transmissão. Mas qual óleo é o correto?

Atualmente há 3 tipos de óleo que são bastante utilizados nos carros, o mineral, o sintético e o semissintético. Cada um tem uma característica própria, por isso o dono do veículo deve saber bem qual usar.

O papel do óleo é garantir a lubrificação de peças e componentes do motor do carro e das engrenagens do câmbio. Um bom óleo lubrificante ajuda a levar mais desempenho ao motor, evitando o desgaste das peças.

Ele também ajuda na dissipação do calor gerado durante o funcionamento do motor, evitando o famoso ‘motor fundido’. Além disso, o óleo tem um papel de ‘limpador’, inibindo o aparecimento de corrosão.

Confira a seguir neste artigo da ECOPADS os tipos de óleo existentes no mercado e quando fazer a lubrificação.

Quando e como fazer a troca da lubrificação?

O óleo tem uma vida útil estabelecida, e o normal hoje em dia é fazer a sua troca a cada 10 mil km rodados ou 1 ano, mas a indicação exata do prazo depende do óleo usado e pode ser conferido no manual do proprietário do carro, que também vai indicar qual é o tipo de óleo que seu carro necessita.

Você não deve deixar o prazo de troca passar, pois poderá estar dirigindo com um lubrificante que já não funciona direito. Como ele trabalha em condições de calor e pressão, o óleo se desgasta com a quilometragem e o tempo. 

Óleo mineral

Esse é um tipo de óleo feito basicamente com petróleo. São os mais baratos do mercado e não duram tanto, apesar de receber aditivos para melhorar o desempenho. Tem boa eficiência se for de marca reconhecida. É ideal para carros antigos, que não contam com a tecnologia que outros carros mais modernos possuem.

Óleo sintético

É o que tem a melhor tecnologia e, por isso, é o mais caro do mercado. Ele é produzido de forma artificial e consegue suportar os usos mais extremos. Por ser mais moderno, essa lubrificação ajuda a diminuir o consumo de combustível. É indicado para carros com motor de alta rotação.

Óleo semissintético

Não tem a mesma potência e qualidade do óleo sintético, mas é um ótimo custo-benefício e está presente em muitos carros de hoje em dia, oferecendo boa proteção ao motor. 

Agora que você já sabe as principais características de cada tipo de óleo, não se esqueça de realizar a troca no prazo estipulado e usar o óleo mais indicado para seu carro.

Caso resolva trocar o óleo que já está no carro por outro, será preciso fazer uma limpeza completa para não misturar os óleos. Procure sempre uma oficina especializada para realizar o serviço.