Todo motorista deve estar constantemente atento ao trânsito. Uma condução defensiva ajuda a evitar acidentes e situações de risco.

Você sabe como ter mais segurança no dia a dia da cidade ou na estrada? A ECOPADS separou algumas ações que você pode colocar em prática.

Mantenha distância segura dos outros carros

Nem sempre o veículo para no momento que você pisa no freio, principalmente em alta velocidade. Justamente por ter um tempo de reação é que devemos nos preocupar em dirigir com uma distância segura do carro da frente.

Imprevistos acontecem e, se o carro da frente frear bruscamente você precisa ter uma margem de segurança para também conseguir frear e não bater nele.

Tenha calma nas suas decisões

Muitas vezes no trânsito precisamos tomar decisões rápidas. E ter calma nesta hora é fundamental. Ao ficar nervoso, as atitudes podem não ser as melhores. Preste atenção a tudo que está à sua volta para não tomar decisões precipitadas. 

Espelhos retrovisores

O espelho retrovisor é um aliado seu no trânsito, fazendo com que você fique atento com o que se passa ao seu redor, na lateral e traseira do carro. Antes de ultrapassar outro veículo, estacionar ou mudar de faixa, olhe sempre para os espelhos.

Só não se esqueça do ‘ponto cego’ do espelho, ou seja, a área onde você não tem 100% de visualização. 

Não dirija nervoso ou cansado

O lado emocional do motorista influencia diretamente no seu modo de direção. Uma pessoa nervosa ou cansada, por exemplo, pode tomar atitudes erradas. 

Use corretamente os sinais do carro

A utilização das setas é algo que você não pode deixar de fazer, além de usar o sistema de iluminação do carro, permitindo que você seja visualizado pelos outros motoristas. Em tempo de chuvas, você deve ligar o farol mesmo de dia.

Respeitar as leis de trânsito

Mais do que uma dica, essa é uma obrigação de todo motorista. Ao respeitar as leis, você contribui para um trânsito mais seguro e com menos acidentes.

A ECOPADS espera que esse texto te ajude a ter uma direção mais segura no seu carro!