Conhecer todos os itens do seu carro ajuda a cuidar bem dele no dia a dia. Afinal, o bom estado de conservação do veículo depende exclusivamente do seu dono. E o sistema de freio merece uma atenção exclusiva.

Esse sistema conta com diferentes componentes, cada um exercendo uma importante função. Hoje a ECOPADS vai falar sobre as sapatas de freio.

Sapatas ou pastilhas?

As sapatas de freio integram o sistema de freio a tambor e estão localizadas normalmente nas rodas traseiras dos veículos. Em carros mais antigos, estão nas quatro rodas.

Essa peça conta com uma lona de freio que é colada sobre uma superfície metálica de forma circular. Quando o motorista pisa no pedal do freio, o cilindro pressiona as sapatas contra o tambor, gerando uma força que vai fazer a roda ir parando.

Tanto as pastilhas como as lonas de freio funcionam gerando atrito para desacelerar e parar o carro. Mas, enquanto as sapatas fazem parte do sistema de freio a tambor, as pastilhas trabalham com os discos de freio. 

Como os carros costumam utilizar os dois sistemas (freio a disco na dianteira e tambor na traseira), é normal eles possuírem a sapata e as pastilhas. 

Como o desgaste da sapata é menor (afinal, o poder de frenagem é maior nas rodas da frente), a sua vida útil é maior em comparação às pastilhas. 

Uma importante diferença entre os referidos componentes é que o período de troca de uma sapata é maior que o das pastilhas, uma vez que o seu desgaste é menor em função da distribuição da frenagem que é maior nas rodas dianteiras.

Problemas na sapata

A frenagem é o principal indício de que pode estar tendo um problema na sapata de freio. Se o carro começar a perder força de frenagem, procure uma oficina. 

Quando as sapatas estão desgastadas, elas costumam fazer um ruído estranho, que o motorista vai perceber. Além disso, as vibrações do carro se tornam mais frequentes. 

Para evitar qualquer imprevisto, o ideal é sempre fazer as manutenções preventivas de acordo com o manual do proprietário. 

Cuidar do seu carro e do sistema de freios é fundamental para garantir a segurança do veículo e do motorista. A ECOPADS conta com as pastilhas de freio de melhor custo-benefício do mercado. Visite o nosso site e confira mais!