Para quem gosta de curtir um clima mais frio, Monte Verde é o destino ideal. Localizado na divisa de Minas Gerais com São Paulo, o distrito é um dos destinos mais próximos para aqueles que buscam viagens mais rápidas, em feriados ou finais de semana a partir de São Paulo. A distância é semelhante à de Campos Do Jordão e são menos de 3 horas de viagem de carro. 

Pensando nisso, a ECOPADS separou os principais passeios e destinos que você deve visitar em Monte Verde com seu carro

Como chegar em Monte Verde

Seguindo viagem a bordo do seu carro, a melhor forma de chegar em Monte Verde saindo de São Paulo é através da Via Dutra (BR 116) sentido Guarulhos. Pegue a saída 227 para a Fernão Dias (BR 381) e siga por ela até chegar em Camanducaia (MG).

Apesar de estradas tranquilas, a tarefa de circular em Monte Verde não é tão simples, já que o local possui muitas ruas de terras. Antes de conhecer o lugar, pesquise as vias de acesso para o seu hotel ou para pontos turísticos que você deseja ir.

O inverno em Monte Verde

Na época de alta temporada, que acontece nos meses de junho e julho, é realizado na cidade o Festival de Inverno. Nesse festival, acontecem diversas atrações culturais envolvendo dança e música. Durante essa época, alguns restaurantes costumam ter filas e pode ser complicado achar vagas para estacionar o seu carro. Por isso, programe-se e faça reservas, mas prepare o seu bolso. Os estabelecimentos, durante essa temporada, costumam estar com os preços mais altos.

Onde se hospedar em Monte Verde?

Apesar de ser um ótimo destino para viagens de fim de semana, muitas pessoas preferem curtir a cidade por mais tempo. Escolher onde se hospedar é essencial para que sua viagem seja prazerosa.

Existem pousadas em Monte Verde que oferecem um preço bacana, além de todo o conforto e aconchego que você merece, como a Pousada Cantinho de Monte Verde e Pousada Encanto da Serra.

Caso você esteja à procura de uma hospedagem mais luxuosa, o distrito também oferece ótimas opções, como a Pousada Spa Mirante. Nela você consegue se hospedar em chalés independentes com aquecimento nos quartos para que você aguente o clima frio da serra da mantiqueira. Além disso, alguns chalés oferecem até mesmo lugar para estacionar. 

O que visitar em Monte Verde?

Passear pelo centro de Monte Verde é uma delícia. Sua rua principal, a Avenida Monte Verde, concentra grande parte dos restaurantes e lojas da cidade. Com um estilo europeu e decorações carregadas de flores, o centro faz referência a países como Suíça e Itália. 

Fique atento a pontos como a Galeria Suíça e o Shopping Center Celeiro que conta com um local para ver esquilos. Dentro desses locais você ainda consegue explorar lojas de souvenirs, cervejarias e chocolaterias.

Trilhas

Para quem curte um passeio mais agitado, Monte Verde não vai decepcionar. O local conta com diversas trilhas que vão do nível mais fácil ao mais difícil, todas com um visual incrível da Serra da Mantiqueira. Para chegar nesses locais, é preciso ir de carro pela Avenida das Montanhas.

Algumas trilhas possibilitam que você caminhe sem o acompanhamento de um guia, mas também existem diversas empresas em Monte Verde que oferecem suporte para esse tipo de passeio.

Escola de Falcoaria

Uma das atrações únicas de Monte Verde é a Escola de Falcoaria. O lugar proporciona aos visitantes o contato direto com águias, falcões e coruja, além de proporcionar uma conscientização ambiental muito importante a respeito de projetos de proteção às aves. As visitas ao local precisam ser agendadas com antecedência. A escola se localiza na Rodovia Agostinho Patrus, km 4.

Onde comer em Monte Verde

Uma parada gastronômica imperdível de Monte Verde é o rodízio de fondue. Uma das melhores opções da região é a Mont Vert Casa do Fondue. Fundada em 1997, o restaurante oferece um dos ambientes mais tradicionais de rodízio de fondue. O ambiente é fechado e muito charmoso, além de contar com música ao vivo. 

Além dos fondues, muitos restaurantes em Monte Verde servem comidas tradicionais mineiras e o melhor da gastronomia italiana.

Ficou com vontade de conhecer Monte Verde? Antes de colocar seu carro na estrada, não se esqueça de realizar uma revisão. E conte com a segurança das pastilhas de freio ECOPADS.