Viajar de carro é uma experiência única, seja pelo conforto ou por se tratar de uma jornada que você compartilha com as pessoas que ama. Para que esse momento seja prazeroso para todos, é essencial que você pense na sua segurança e na daqueles que vão estar junto com você no carro. É por isso que você não pode deixar de fazer a revisão do seu veículo antes de pegar a estrada.

Quem utiliza o carro regularmente e não se preocupa com as revisões tem muito mais chances de enfrentar problemas, falhas e até causar acidentes. Quem cuida do veículo e está em dia com as suas revisões certamente irá aproveitar o melhor da viagem.

Mas por que é tão importante levar o seu carro para revisão? Confira neste artigo que a ECOPADS preparou.

Segurança aonde quer que vá

Condutores que são responsáveis e compromissados com as revisões do seu carro oferecem mais segurança nas cidades e estradas. Existem alguns cuidados que são essenciais e que merecem seu foco. Dificilmente você passará por imprevistos e riscos de colisão se verificar os freios do seu carro. Os pneus merecem a mesma atenção, eles precisam ser sempre trocados ou alternados quando necessário, afinal são fundamentais para a segurança dos passageiros.

Balanceamentos e alinhamentos realizados no momento certo são excelentes aliados para a estabilidade na condução.

Confiança nas revisões 

É essencial que você tenha confiança naqueles que irão cuidar do seu carro. Para revisões seguras, procure a concessionária onde comprou o veículo ou uma oficina de confiança, que contam com profissionais sérios e experientes que são capazes de identificar falhas e checar adequadamente todos os itens do seu veículo. 

Na revisão do seu carro, são avaliados pneus, parte elétrica, alinhamento e balanceamento, pastilhas, luzes, filtros, pistão, embreagem, óleo do motor e do freio, além das molas, bandejas, buchas, radiador, rodas, sistemas de limpeza de vidros e rolamentos.

Economia

Quando a revisão do carro não está em dia, o seu tempo de vida útil e seu valor podem ser modificados. Além disso, pode gerar problemas mais sérios que comprometem a parte elétrica ou mecânica do seu carro.

A revisão é essencial para a economia de combustível. Manter seu carro conservado evita que você tenha gastos desnecessários. Esse cuidado também diminui as chances de multa por conta de problemas nos sistemas de iluminação, pneus carecas entre outros pontos. 

Prevenção e cuidado

O ideal é realizar revisões a cada 10 mil quilômetros rodados ou 1 ano, porém essa informação pode variar de acordo com algumas circunstâncias, como uma pequena colisão. Realizar revisões preventivas também pode lhe ajudar muito, principalmente ao se preparar para uma grande viagem. Ela é responsável por manter as peças em dia, evitando futuros problemas com seu carro. 

Enfrentar problemas na estrada pode tirar sua concentração e disposição durante a viagem. Fazer o checklist da revisão do carro antes de viajar pode fazer sua viagem ser muito mais divertida. 

Ao cuidar do seu veículo você também consegue aumentar o valor de negociação dele em uma futura troca, afinal, os pontos positivos serão inegáveis! 

Na revisão, um dos pontos importantes é a verificação das pastilhas de freio. Conte com a ECOPADS para viajar com mais segurança.