Realizar a revisão do seu carro com frequência evita algumas dores de cabeça e pode fazer com que você economize uma boa quantia em dinheiro. Deixar de realizar essa revisão pode interferir diretamente na performance e segurança do seu veículo. Além disso, é essencial se informar, através do manual do proprietário, a respeito da substituição de peças e do tempo necessário para realizar as revisões dos sistemas e itens.

Existem alguns benefícios que a revisão em uma concessionária ou oficina de confiança pode oferecer. Um deles é que todas as peças e acessórios trocados são originais. Ou seja, garantia de durabilidade, desempenho, vida útil e segurança. Assim seu carro poderá oferecer a melhor performance para você.

Para que você tenha conhecimento do que é verificado na revisão do seu carro, nós da ECOPADS separamos todos os itens que são avaliados. Confira!

Pneus

O modo mais simples de revisar os pneus é através da calibragem, que deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. É essencial nesse processo realizar uma drenagem correta da banda de rodagem. Os estepes também estão incluídos nessa revisão dos pneus, afinal, eles podem ser muito úteis em casos de trocas no meio da estrada. 

Dê atenção a todos os seus pneus. Atente-se à presença de objetos como pregos e pedras, que podem reduzir a pressão. 

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento do carro contribuem para trazer estabilidade ao veículo e estão diretamente ligados aos pneus. Dirigir com o carro desbalanceado ou desalinhado pode levar a desgastes dos pneus, além de aumentar o consumo de combustível. Essas irregularidades podem tornar a sua direção desconfortável.

O aconselhável é que o balanceamento e o alinhamento das rodas sejam realizados a cada 10 mil quilômetros rodados. No entanto, vale a pena antecipar os cuidados realizando uma manutenção preventiva, principalmente se você for viajar com seu carro.

Freios

Outro componente que influencia muito na condução são os freios. Recomenda-se realizar a revisão a cada 10 mil quilômetros rodados, porém, no caso do fluido do freio, a troca deve ser feita anualmente. Caso possua ABS, será checado o funcionamento do sistema eletrônico, componentes e sensores. As pastilhas de freio também devem ser sempre checadas.

Fluidos

Em relação aos fluidos do carro, esses devem seguir a validade de troca e o nível correto. Essa verificação pode ser feita em casa, observando o radiador e conferindo se o nível de água está entre o mínimo e máximo indicados. Ainda assim, isso não descarta a necessidade da revisão, afinal, além de manter o nível ideal, o líquido também precisa ser eficiente, principalmente para quem conduz o veículo por longas distâncias.

O  óleo lubrificante, em conjunto com o sistema de arrefecimento, realiza  todo resfriamento do motor. Assim, ele evita que a temperatura aumente e sobrecarregue as peças do carro.

Sistema elétrico

Durante a revisão do sistema elétrico, são verificadas todas as luzes do carro, uma vez que são itens extremamente importantes não apenas para a condução no dia a dia, mas também para viagens. Além desses sistemas de iluminação como setas, luz de ré, farol alto e baixo, é fundamental verificar a bateria, pois ela é a grande responsável por manter os sistemas eletrônicos e elétricos funcionando.

Em situações adversas de clima, como chuva e neblina, esses cuidados farão uma grande diferença!

Itens essenciais de segurança

Verificar o funcionamento dos itens de segurança é um passo importante da revisão e pode ser realizado por você. Não deixe de checar se os faróis e lâmpadas estão funcionando corretamente, observar as condições em que se encontra o limpador de para-brisa e se o nível de água no reservatório do limpador é suficiente. 

Apesar desses cuidados, não deixe de procurar um profissional para realizar a revisão e solicite que a substituição das peças seja sempre com produtos de qualidade e de marcas reconhecidas no mercado. Para dirigir com mais segurança, conte com as pastilhas de freio ECOPADS.