Se você está à procura de um destino que ofereça diversos atrativos, Paraty é ideal para você. Com praias e cachoeiras maravilhosas, além de atrações diversificadas, como roteiros culturais e históricos, dificilmente você não terá o que fazer em Paraty. Por isso muitas pessoas aproveitam os feriados para conhecer mais sobre a região.

Saindo de carro de São Paulo, é super fácil chegar a Paraty. Confira o roteiro que nós da ECOPADS preparamos para você! 

Hospedagem

Apesar de ter um preço relativamente mais alto, a hospedagem no centro histórico de Paraty é uma experiência única. Para aproveitar o melhor das pousadas do centro histórico com um custo benefício que vale a pena, programe-se para realizar a sua viagem no começo da semana ou em semanas que antecedem feriados prolongados.

O Hotel Pousada Literária é um dos hotéis com melhor estrutura de Paraty. As áreas sociais fogem do padrão rústico de Paraty e contam com ambientes despojados, com livros espalhados por todos os quartos, além de uma belíssima biblioteca na sala de estar.

A hospedagem conta também com piscina e um spa dentro da propriedade. O restaurante Quintal das Letras também é aberto a quem quiser visitar.

Gastronomia

No centro histórico de Paraty, a alguns quarteirões da rua Tenente Francisco Antônio, você irá encontrar diversos restaurantes. Já na rua lateral da Praça da Matriz, ficam grande parte dos bares e botecos da cidade. Caso esteja à procura de uma sobremesa, você encontra na cidade alguns carrinhos com bolos e doces estacionados em pontos estratégicos.

Como uma excelente cozinha brasileira, Paraty oferece uma gastronomia contemporânea com ingredientes naturais. Um restaurante clássico é o Banana da Terra, da chef Ana Bueno. 

Passeios

Passear pelo centro histórico de Paraty é obrigatório. O ideal é começar o passeio logo cedo quando a cidade ainda está vazia. Caso você pegue um fluxo muito grande de pessoas, é possível evitar tumultos se afastando do corredor principal da Rua do Comércio à Praça da Matriz. Se estiver em busca de um passeio guiado, existem condutores de charrete na cidade que fazem passeios de 40 minutos.

Praias e cachoeiras

As praias e ilhas com mar em tom esmeralda que compõem a baía de Paraty e seus arredores são marcantes. Com um mar límpido e temperatura agradável, você consegue até se deparar com tartarugas e golfinhos. Quando for a Paraty, não deixe de visitar as praias de Trindade ou dar um mergulho com os peixes na Ilha Comprida. Visitar a Ilha Comprida é o sonho de muitos turistas que curtem mergulhar, além disso a água transparente pode render belas fotos principalmente através de câmeras subaquáticas.

A Cachoeira do Tobogã faz parte dos passeios realizados de jipe. O acesso é fácil e a trilha é bem curta. Existem moradores da região que fazem fila para descer em alta velocidade pela pedra lisa da cachoeira, já que ela consegue funcionar como escorrega.

Por meio de uma trilha curta a partir da Cachoeira do Tobogã, os visitantes têm acesso ao Poço do Tarzan. O local é ideal para um banho refrescante e também é um dos pontos de parada do passeio realizado de jeep.

Museus

Para aqueles que buscam atrações mais tranquilas, a cidade também conta com alguns museus com peças históricas. Um deles é o Museu da Arte Sacra que fica nas dependências da Igreja Santa Rita. A Casa da Cultura também conta com exposições e apresentações musicais.

Como chegar de carro

Cerca de 300 km separam São Paulo de Paraty. Você pode optar pela Rodovia Ayrton Senna ou pela BR 101, a Rio-Santos (este caminho é mais longo, mas apresenta paisagens mais bonitas).