Comprar um carro é um grande investimento e a realização de um sonho para muita gente. Com alguns procedimentos, é possível manter o visual de carro novo por mais tempo, além de manter a vida útil dos seus componentes.

Existem alguns cuidados que devem ser rotina e podem garantir que seu veículo se mantenha conservado durante muito tempo. Realizar uma limpeza frequente em seu carro, seja interna ou externa, calibrar os pneus, trocar o óleo e verificar as pastilhas de freio são algumas medidas que também vão evitar que você tenha gastos desnecessários.

Confira nossas dicas de durabilidade e preservação do seu carro neste artigo que a ECOPADS preparou para você!

Vidros e painel

Ao cuidar dos vidros do seu carro, busque utilizar produtos que sejam especializados. Uma outra opção é utilizar uma solução de vinagre com dez partes de água. Ela ajuda a remover a opacidade que fica acumulada nos vidros. Para realizar essa limpeza dos vidros e superfícies plásticas, use uma toalha de papel ou um pano macio. Caso o vidro do seu carro tenha película, o ideal é utilizar somente água e toalha de papel.

No caso do painel, você pode limpá-lo com um pano umedecido com sabão neutro e água.

Desembaçador traseiro

Ao realizar a limpeza da parte interna do vidro traseiro, aproveite e limpe os filamentos do desembaçador no sentido horizontal. Eles ficam localizados na parte interna do vidro traseiro. 

Carpetes e tapetes

Geralmente nos preocupamos muito com o visual externo do veículo, mas a higienização do espaço interno pode ser ainda mais relevante para oferecer conforto. Com a ajuda de um aspirador de pó, você consegue limpar os carpetes e tapetes com facilidade. Utilize produtos como espuma para limpeza de carpete e aplique com a ajuda de uma esponja ou uma escova macia. O acúmulo de sujeira dentro do carro pode acelerar o desgaste dele, por isso, lembre-se sempre de seguir as recomendações do fabricante.

Estofamentos

Um componente que deve ser higienizado com frequência são os estofamentos. A sua limpeza pode ser feita com o aspirador de pó. Para uma higienização mais geral, é possível utilizar uma solução de sabão neutro e água morna. Caso você perceba manchas mais difíceis de retirar em seu estofamento, utilize um limpador. Lembre-se de testar antes de utilizar, certifique-se de que ele não irá descolorir ou manchar o seu estofamento.

Partes revestidas em couro

O aspirador de pó será um grande aliado na limpeza do seu carro! No caso das partes revestidas de couro, você também pode contar com a ajuda do aspirador. Complemente esse cuidado utilizando um pano macio umedecido com água e depois venha com um pano limpo seco para tirar o excesso.

No caso desses componentes revestidos em couro, o ideal é utilizar um sabão específico para couro ou um sabão neutro para garantir uma limpeza profunda. A aplicação pode ser feita com um pano macio úmido, finalizando com um pano limpo e seco. Não tem segredo!

Rodas de liga leve

Cuidado com a limpeza desse componente. As rodas apresentam um revestimento que as protege, evitando a corrosão e formação de manchas. Ao utilizar produtos químicos, incluindo limpadores de roda ou escovas com cerdas mais duras, você pode acabar danificando esse revestimento. Utilize somente detergente neutro e escovas macias para lavar as rodas do carro.

Cera

A cera protege o acabamento do veículo contra danos de exposição ao sol, poluição do ar, entre outros fatores. Na limpeza do seu carro, use sempre cera de alta qualidade, em pasta ou líquida. Além disso, respeite as instruções do fabricante a respeito da aplicação. Antes de encerar, lave e seque o veículo. 

Polimento

As ceras de limpeza e polidores podem devolver o brilho da pintura do seu carro. De forma geral, os polidores apresentam abrasivos suaves. O polidor é uma ótima solução para os casos em que, mesmo com a aplicação da cera, o acabamento do veículo ainda permanece igual. Ao utilizar solventes na limpeza, você pode acabar retirando a cera, por isso, não esqueça de reaplicar a cera nessas áreas.

Além de todos esses cuidados internos e externos no carro, é importante também manter a revisão em dia e todas as suas peças em bom funcionamento. Com as pastilhas de freio ECOPADS, você dirige sempre com mais segurança!