Qualquer pessoa que dirige, iniciante ou experiente, sabe dos perigos em andar de carro com os pneus carecas. Pneus com superfície lisa tem uma pior aderência ao asfalto, comprometendo a frenagem principalmente quando o piso está molhado. Além disso, pneu careca tem mais chance de ter perfurações, podendo ocasionar acidentes.

Se você ainda tem dúvidas sobre os problemas que um pneu careca pode trazer, explicamos mais alguns. Como ele pode murchar com mais facilidade, o consumo de combustível aumenta, pois o carro precisa de mais força do motor para se movimentar. E andar com o pneu careca é passível de multa, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Em muitos casos, é super fácil perceber um pneu careca. Mas trazemos mais algumas características para você saber se está mesmo na hora de realizar a troca dos pneus. 

Validade

Nem todo mundo sabe, mas um pneu tem um prazo máximo de vida útil. Normalmente, a validade é de 5 anos, mas claro que tudo depende do modo de direção de cada motorista.

O fabricante também costuma indicar quantos quilômetros o pneu pode rodar com segurança e eficiência. 

Esses dois fatores já ajudam o motorista a ficar ligado no momento certo da troca. 

Marcador TWI

O Indicador de Desgaste do Pneu, também conhecido em TWI, está presente nos pneus. A sigla TWI está marcada na superfície ou sulcos e ajuda a mostrar quando o pneu está desgastado.

Se o desgaste atingir a marca indicada, procure uma oficina para realizar a troca.

Bolhas e outras marcas

Um pneu desgastado começa a apresentar alguns sinais aparentes em sua superfície, como bolhas e rachaduras.

Evite acidentes! Ao perceber alguns desses sinais no pneu, procure já uma oficina para fazer a troca.

Trepidação no volante e carro derrapando

Esses são outros dois sinais de que o pneu já está desgastado ou careca. Se você sentir alguma trepidação no volante, o pneu desgastado pode não estar mais absorvendo o impacto com o chão com eficiência. Se, se o carro começar a derrapar quando você freia ou dá uma arrancada, é outro sinal que o pneu está liso.

Para a sua segurança, então, nunca descuide dos pneus. Assim como muitos outros componentes do carro, como as pastilhas de freio e o óleo do motor, você também deve manter a atenção aos pneus.