Sabemos bem da importância em se especializar em um assunto e ser referência no mercado. No segmento de carros, não é diferente. Diante de tanta concorrência, que tal concentrar todo o seu conhecimento em uma área específica. Sua oficina mecânica pode ser a melhor em carros de luxo, por exemplo.
Você pode até achar que esse é um nicho muito específico ou até pequeno, comparado com carros populares. Nesse ponto, você tem razão. Mas isso não é um problema, pelo contrário. Exatamente por ter menos oficinas especializadas em carros de luxo, as chances de você se destacar aumentam.
Cada ano que passa, mais modelos de alto nível chegam ao Brasil. E há muita gente que está disposto a gastar para manter um carro desses. Para se ter uma ideia, a Porsche vendeu 1753 unidades no país nos primeiros seis meses de 2021, recorde da marca aqui no Brasil considerando um semestre.
Além da Porsche, há várias montadoras consideradas de luxo no Brasil, como Land Rover, Ferrari, Jaguar e outras marcas.
Especializar-se neste segmento, no entanto, requer muitos desafios. Afinal, lidar com carros de alta tecnologia e de preços exorbitantes exige que o proprietário invista alto nas instalações e na compra de equipamentos e capacitação dos funcionários.
Mas, se você é mecânico, e não um empresário, pode escolher alguns locais específicos para trabalhar com carros de luxo, como as oficinas especializadas, concessionárias ou mesmo em equipes de competição.
Como se capacitar
Como estamos falando em modelos especificados, não adianta apenas ter um curso básico de mecânica. É preciso também ter inglês técnico e domínio de eletrônica automotiva.
E, como cada carro tem uma especificidade, o profissional precisa se dedicar a fazer novos cursos e a buscar conhecimentos de cada modelo e marca.
Uma dica para o dono da oficina é montar uma ótima rede de fornecedores de peças, inclusive fora do país.
Quem for trabalhar neste ramo precisa saber que um serviço que é facilmente feito em um carro popular pode ter muitos passos a se fazer em um modelo de luxo. Então não adianta: é preciso se dedicar e conhecer tudo de tecnologia e a mecânica desses carros.
A tecnologia
Como vimos, quem quer se especializar no segmento de carros luxuosos não basta apenas conhecer a mecânica, mas sim também entender de tecnologia. Afinal, o que mais vemos hoje são automóveis com sistema autônomo.
Conhecer como funcionam os sensores e os dispositivos que comandam a automação é fundamental para saber como consertar o carro.
Postura profissional
Obviamente, o trato do profissional com o dono do carro será outro aqui. Claro que o respeito e a educação devem ser os mesmos em qualquer lugar, mas o conhecimento técnico vai ser colocado à prova.
A oficina deve ser a mais organizada possível, oferecendo o melhor tratamento aos clientes e com orçamentos detalhados de todos os serviços que serão realizados.