Ao procurar um carro seminovo ou usado, você busca um com quilometragem alta ou baixa? A princípio, bem provavelmente, todos querem um carro que rodou pouco. Mas você sabia que não necessariamente isso é um bom sinal?

Veículos com quilometragem baixa são sempre os mais procurados, pois, na teoria, significa que por ter rodado pouco ele está em melhores condições do que um carro que já andou bastante. 

Um carro com poucas quilometragens, no entanto, nem sempre é o melhor para comprar. E neste texto nós da ECOPADS vamos explicar os motivos.

Vamos partir do princípio: um carro foi feito para andar. E ele precisa que a engrenagem das peças esteja sempre funcionando. Um veículo que só faz percursos curtos, aquele que a pessoa só usa para ir ao supermercado ou ao trabalho do lado de casa, não vai esquentar o suficiente para que seus sistemas atinjam as temperaturas ideais de trabalho.

Dessa maneira, ao invés de as peças estarem em sua melhor qualidade, o que teremos é um desgaste maior dos componentes e mais consumo de combustível.

Um componente que ‘sente’ muito esse baixo uso do carro é a bateria. O ‘liga e desliga’ rapidamente acaba prejudicando a sua eficiência. Como ela já perde carga durante a partida, é comum que o alternador a recarregue durante o caminho. Em trajetos curtos, não há tempo suficiente para que a bateria recupere sua carga total. E, com o tempo, ela vai sofrer avarias.

Usados x seminovos

Ao procurar um carro usado ou seminovo, é importante você verificar o seu estado e se a manutenção está em dia. Mesmo que ele esteja com quilometragem alta, se foram feitas todas as revisões bem provavelmente ele estará funcionando bem.

Vale a lembrança que há algumas manutenções que precisam ser feitas de acordo com o tempo ou por km rodado. O importante é você conferir no manual do proprietário o prazo correto para todas as revisões e conhecer o histórico do carro. Pois, como vimos neste texto, às vezes vale mais a pena ter um carro com quilometragem alta do que baixa.

E, ao buscar um carro para comprar, você sabe dizer a diferença entre um seminovo e usado? O seminovo é aquele que tem menos de 2 anos e 20 mil km. Mais do que isso, o veículo já é considerado usado. 

Muita gente confunde e diz que comprou um seminovo de 5 anos sem saber a sua real nomenclatura.