Calibrar os pneus, checar o óleo, conferir se há vazamentos, manter a manutenção em dia… Não é preciso muito segredo para cuidar do carro, mas é necessário atenção, bom senso e ficar de olho em todos os prazos recomendados pelos fabricantes.

Quando o motor está em perfeitas condições, tudo costuma funcionar bem. E percebemos que ele está em bom estado quando o escapamento não acumula materiais estranhos e nem solta fumaça em excesso. 

Se você não tem o costume de olhar a ponta do escape, não precisa se preocupar, pois o carro vai dar sinais de que está com problema. Mas não custa nada de vez em quando dar uma olhada e, caso encontre fuligem, borras de óleo ou excesso de fuligem, é sinal de que algo está errado. 

Um bom jeito de saber se há realmente problema é observar a fumaça que sai do escapamento. Com o carro parado, acelere e veja a fumaça. Dependendo da cor e do que sai, pode indicar um problema específico.

Fumaça escura

Se a fumaça que sair for preta, com cheiro de combustível, o problema pode ser no sistema de ignição, no filtro de ar ou uma falha no carburador ou injeção, por exemplo.

Um desses problemas faz com que o motor receba mais combustível e não queima corretamente o que entra nos cilindros.

Fumaça azul/cinza

Se a cor estiver meio cinza e azulada, e a fumaça tiver cheiro de óleo queimado, busque saber a causa antes de buscar uma retífica de motor.

Confira se o nível de óleo está normal ou descendo rápido demais. O problema pode estar no defeito na junta do cabeçote, com falha na vedação das válvulas, com sistema de ventilação do cárter entupido, desgaste dos anéis ou outras questões. Na dúvida, o melhor é procurar um mecânico de confiança.

Fumaça branca

Essa cor de fumaça não é tão comum, mas pode aparecer e está relacionada à queima do fluido de freio. 

Além da fumaça branca, há outros sinais desse problema: é preciso encher o reservatório com mais frequência e o pedal fica estranho, precisando pisar no freio repetidamente para ele funcionar.

Vapor de água

É até normal que o escapamento solte vapor d’água, principalmente em dias frios e se o carro foi abastecido com etanol (isso acontece para fazer o motor aquecer). Mas, se estiver soltando muito vapor, provavelmente o veículo está com algum problema. 

A questão pode estar no abastecimento de combustível adulterado, com mais água do que o permitido por lei, ou em alguma falha no sistema de arrefecimento, fazendo o líquido esvaziar.

A dica da ECOPADS é procurar uma oficina a qualquer sinal de problema, para evitar problemas mais graves em seu carro.