Tem sido impossível não se assustar toda vez que é preciso encher o tanque de combustível do carro. Com o constante aumento do valor, muita gente tem procurado por postos mais baratos. Mas será que essa é uma boa ideia?

Infelizmente, ainda há no mercado postos que oferecem combustível adulterado. E preço baixo pode significar gasolina de baixa qualidade. 

Uma adulteração comum na gasolina é quando mistura-se etanol anidro acima do limite estabelecido por lei. No etanol, também encontramos misturas proibidas, como o acréscimo de água em excesso ou metanol.

Substâncias proibidas ou em excesso podem prejudicar o funcionamento do motor do carro, aumentar ainda mais o consumo do combustível e trazer prejuízos financeiros. Sem contar no desgaste que vai ocasionar nas peças e componentes do veículo.  

Além da adulteração do combustível, alguns postos enganam os clientes no momento do abastecimento, adulterando a bomba do combustível: o que entra no tanque é menos do que aparece no painel da bomba.

Como perceber o problema?

Logo de cara, será impossível saber se foi enganado ou não, pois muitas vezes o combustível adulterado se mistura com o original que já está dentro do tanque.

Agora, caso o tanque esteja vazio, os problemas já podem começar a aparecer depois de alguns quilômetros. O primeiro alerta serpa na perda de potência do motor, com o carro engasgando e sem força para encarar subidas. Em alguns casos, em carros com injeção eletrônica de combustível, pode-se acender a luz do símbolo do motor no painel. Caso isso ocorra, procure uma oficina para esvaziar o tanque e trocar o combustível por um de qualidade. 

Mesmo sem esse sinais mais aparentes, você pode desconfiar caso seu carro esteja consumindo mais combustível do que o normal. 

Como evitar o uso de combustível adulterado

Há algumas dicas básicas para evitar cair em golpes, mas a principal é: evite postos sem bandeira e cujos valores estão muito abaixo do praticado no mercado.

Peça também sempre a nota fiscal após o abastecimento, pois você pode precisar provar que abasteceu naquele posto caso venha ter algum problema. E procure sempre abastecer em postos que são mais conhecidos na cidade, isso já é uma garantia que ele é de confiança.

Por mais que o combustível esteja muito caro, é melhor pagar um preço alto na bomba do que ter de arcar com o conserto do carro depois por ter escolhido economizar alguns reais no momento do abastecimento.