Todos sabemos que devemos redobrar a atenção ao sair de carro com chuva. Além do cuidado na própria direção, também precisamos prestar atenção no comportamento de outros motoristas para evitar acidentes.

A segurança, no entanto, também depende de outros fatores, como a manutenção e conservação do carro.

A seguir, a ECOPADS listou algumas dicas para você dirigir com toda a segurança na chuva. Confira!

Verificar os itens essenciais

Andar com os pneus carecas já é um perigo, mas a situação piora ainda mais em dias chuvosos, aumentando as chances de o motorista perder o controle de direção.

E como está a palheta do limpador do para brisas do seu carro? Não deixe para perceber que é preciso trocá-lo bem quando você mais precisa dele, ou seja, em dias de chuva. E mantenha também o ar-condicionado em dia, para usá-lo para desembaçar os vidros. 

Freios

Mais um item que tem de estar 100% em ordem no dia a dia e que em pista molhada não pode estar falhando. Mantenha a revisão do seu carro e troque as pastilhas de freio sempre quando necessário.

Use o farol baixo 

A visibilidade sempre fica prejudicada quando chove, por isso mesmo ande sempre com o farol baixo ligado ao sair de casa com chuva. Evite usar o farol alto para não prejudicar a visão de outros motoristas.

Se o temporal for muito forte, procure um local seguro para estacionar o carro. 

Reduza a velocidade

Para evitar o risco de aquaplanagem e outros acidentes, sempre reduza a velocidade ao dirigir na chuva. Evite ultrapassagens e curvas bruscas e, claro, tenha atenção redobrada. 

Uma outra dica importante é manter uma distância maior em relação ao carro da frente. Em caso de parada repentina, você vai ter tempo de frear e não bater no outro veículo. 

Então já sabem né: começou a chover, tenha uma condução mais defensiva e preste ainda mais atenção no trânsito. A segurança de todos depende de você!

Para mais segurança, ande com as pastilhas de freio ECOPADS. Visite o nosso site e veja o modelo ideal para o seu carro!