Quem trabalha com vendas sabe que é preciso seguir uma cartilha para ser um bom vendedor. Na oficina de carros não é diferente.

Há algumas características essenciais que um vendedor deve ter, como conhecimento do produto, persuasão, empatia e educação.

É normal que no mercado automotivo o cliente só leve seu carro para revisar ou arrumar no mesmo local. E isso se dá por diversos motivos, mas o principal é que ele sabe que naquela oficina ele vai receber um bom atendimento, seja pessoalmente ou na questão do serviço realizado com perfeição.

A seguir, a ECOPADS separou cinco características fundamentais que formam um bom vendedor. Confira!

Buscar conhecimento técnico e atualizações

É impossível trabalhar sem conhecer o produto. E diante de todas as novidades é mais do que necessário se atualizar e manter o conhecimento técnico em dia.

Precisa trocar a pastilha de freio do carro? Saiba os diferenciais de cada modelo. O mesmo vale para a tecnologia, cada vez mais presente nos veículos. Nunca deixe de estudar para estar sempre por dentro das novidades dos produtos e modelos dos carros.

Entender o que o cliente procura

Nem sempre o cliente leva o carro na oficina quando ele está apenas com problema. Entender qual é a necessidade do cliente ajuda a alavancar uma possível venda e oferecer serviços e soluções.

Entregar valor

O cliente quer saber o que vai ganhar realizando o serviço na sua oficinal. Explicar o diferencial de cada peça e os benefícios que ele vai ter com o serviço ajuda a conquistar a confiança do cliente.

Solucionar problemas

No fundo, o que o cliente quer é ver seus problemas sumirem. Um bom vendedor é também um bom mecânico. Aliás, em muitas oficinas é a mesma pessoa que faz o mesmo papel: o de atender o cliente e consertar o carro.

Saber ouvir e educar o cliente

Além de ouvir tudo o que o cliente tem a dizer do carro, você também pode ‘educá-lo’, ou seja, dar algumas dicas de como preservar o bom estado do veículo, por exemplo. 

Essas são algumas das características que um bom profissional do setor de autopeças deve ter, mas claro que cada vendedor e mecânico tem o seu modo de trabalhar em sua oficina, conquistando os clientes.