Não faz muito tempo que a Honda anunciou seu plano de acabar com a produção de carros com motores a combustão até 2040. Cada vez mais, vemos as montadoras se preocupando com o meio ambiente e anunciando carros elétricos ou híbridos. Os chamados ‘carros sustentáveis’ são mesmo o futuro. Ou seria o presente?

É normal que isso aconteça, e as montadoras estão investindo alto atrás de soluções que não prejudiquem o planeta. Desde que as primeiras leis mais importantes para controlar a produção de carros foram divulgadas na década de 60, muita coisa mudou. Produtos como amianto, chumbo e mercúrio, por exemplo, foram substituídos por outros produtos menos poluentes. 

Hoje em dia, encontramos nos carros peças produzidas com material reciclado e natural, como madeiras de reflorestamento, por exemplo. Mas o carro sustentável precisa também ser leve, resistente e ter energia para se movimentar. E reduzir a poluição é um dos seus propósitos. 

Para chegar mais próximo à emissão zero de poluentes, os carros já começam a ser vendidos (e planejados) com outras tecnologias de motorização, fugindo da gasolina e etanol. 

Biocombustíveis

Uma das vantagens é que esse é um sistema que não vai necessitar de muitas mudanças em sua atual estrutura. 

Além da gasolina e etanol, o combustível pode ser feito com outros tipos de resíduos, como lixo doméstico ou sobras da agropecuária, por exemplo. A ver!

Elétricos

Essa é a tecnologia que deve vir com tudo nas próximas décadas. Já temos alguns modelos existentes, mas ele ainda tem um custo muito alto.

O carro desse tipo usa bateria e conta com tração elétrica para movimentá-lo. Com o passar dos anos, vemos uma evolução na tecnologia, deixando os carros com maior autonomia e ainda mais potentes e leves. 

Híbridos

Várias marcas já estão apresentando seus carros híbridos, que combinam o motor elétrico com o propulsor tradicional. Esse tipo de carro já diminui a emissão de poluentes e o consumo de combustível.  

Hidrogênio

Um carro movido a hidrogênio? Também temos! O Toyota Mirai e o Hyundai Nexo são dois exemplos de automóveis que funcionam com um sistema que combina o gás com o ar, gerando eletricidade.

Esse tipo de modelo é mais limpo e silencioso, mas a dificuldade é achar onde abastecer com hidrogênio.