Em um carro, há muitos componentes que você não pode deixar de prestar atenção. As pastilhas de freio estão entre as peças que trazem segurança para motorista e passageiros e que precisam estar sempre nas melhores condições.

É normal que as pastilhas de freio sofram um desgaste com o passar do tempo, trazendo dificuldades para a frenagem.

Fazer a manutenção da pastilha é essencial para manter a segurança. Neste artigo, a ECOPADS vai falar mais sobre a importância das pastilhas de freio e como identificar o seu desgaste.

A importância em cuidar das pastilhas de freio

É óbvio que o sistema de freio é um dos mais importantes no carro, e as pastilhas fazem parte do sistema de freio a disco dos veículos. O disco de freio fica ligado à roda e, quando o motorista pisa no pedal de freio, a pastilha faz pressão no disco, diminuindo a rotação da roda. 

Com o tempo, é comum haver um desgaste das pastilhas justamente por causa desse atrito e, com isso, a eficiência da frenagem diminui. 

Além de ficar atento aos sinais de desgaste, para realizar a troca, é importante escolher pastilhas de qualidade para que a eficiência seja a melhor possível.

Sinais de desgaste

Por mais que os fabricantes indiquem uma duração média para a troca das pastilhas, é preciso ficar atento aos sinais no dia a dia. O modo de dirigir das pessoas e as condições de uso (e onde o carro circula) interferem na durabilidade das pastilhas.

Confira os principais sinais:

Ruídos estranhos 

Quando a pastilha já está desgastada, ao acionar o freio você provavelmente vai ouvir um ruído que não é comum.

Esse barulho pode ser sinal também de que a pastilha de freio é de baixa qualidade, caso você tenha realizado a troca há pouco tempo.

O barulho também pode ser ocasionado pela sujeira acumulada entre o disco e a pastilha, apesar de ser uma situação menos comum.  

Pedal do freio

Um outro sinal do desgaste da pastilha está no pedal do freio. Se ao acioná-lo você perceber que ele está mais duro ou com comportamento estranho, a pastilha pode estar com algum problema. 

Outra questão é a demora na frenagem após o acionamento do pedal. Caso esses problemas apareçam, procure uma oficina. 

Luzes do painel

Os carros mais modernos apontam quando as pastilhas de freio estão desgastadas, com uma sinalização no painel. Mas, caso você perceba todos os outros sinais que listamos acima e mesmo assim nenhum sinal de alerta apareceu no painel, procure uma oficina para conferir se há algum problema ou não. 

Agora que você já sabe como identificar o desgaste das pastilhas de freio, não deixe de prestar atenção enquanto estiver dirigindo. E conte com a ECOPADS para ter as melhores pastilhas para o seu carro.