Economizar combustível rodando na cidade é o desejo de todo motorista, principalmente aqueles que usam seu carro diariamente para trabalhar. Existem algumas recomendações que podem poupar combustível, como evitar acelerar desnecessariamente ou frear de forma brusca. Além disso, economizar combustível não reflete apenas no seu bolso, mas pode ter grande impacto no meio ambiente.

Muitas pessoas enxergam a condução de um veículo como custosa, precisando até mesmo balancear suas despesas para manter o uso. Para que esse cenário seja modificado, separamos algumas boas práticas que podem te ajudar a economizar combustível dirigindo diariamente na cidade.

Evite o ponto morto

Conduzir seu carro em ponto morto gasta muito combustível e isso acontece porque o sistema de injeção do carro interpreta a ação como se o carro estivesse em marcha lenta. Ao enfrentar congestionamentos, procure desligar o motor caso perceba que irá ficar parado por mais de dois minutos. Ao desligar o motor, mesmo que por um período curto de tempo, você economiza combustível.

A utilização correta das trocas de marchas também é importante e seu uso deve ser feito com um certo cuidado, de forma suave. Caso seu carro seja um modelo manual, procure mudar de marcha antes de atingir uma rotação alta do motor, assim o sistema de injeção será mais eficiente com o consumo de combustível.

Desligue o ar condicionado

Um vilão já conhecido do consumo de combustível é o ar condicionado. Mesmo que usado com moderação, o fato de permanecer com ele ligado aumenta expressivamente os gastos de combustível. Sabemos que em dias quentes é inevitável ligar o ar condicionado, ainda assim, aproveite os dias de climas mais amenos para economizar combustível e aliviar o seu bolso. Agora, na estrada, prefira andar com o ar ligado, ao invés de ficar com as janelas abertas.

Faça manutenção regularmente

Um motor regulado de forma inadequada, além de gerar mais emissões, pode gastar ainda mais combustível. Por isso, cuide bem do seu carro, mantenha a manutenção dele em dia, seguindo sempre as instruções do fabricante.

Outro componente essencial para o aumento de consumo de combustível são os filtros de ar e óleo do motor. É essencial trocar o óleo quando necessário e manter esses filtros sempre limpos.

Mantenha uma distância segura do carro da frente

Manter uma distância segura do veículo da frente. Além de ser uma prática que pode evitar acidentes, também é uma ótima dica para economizar combustível na cidade. Afinal, essa conduta evita que aconteçam acelerações desnecessárias e freadas bruscas, o que ajuda a poupar combustível.

Desacelere

Muitas pessoas não sabem, mas, quando seu carro excede a velocidade de 90 km/h, o seu gasto de combustível também é elevado. Por isso, desacelerar é uma ótima forma de economizar combustível na cidade.

Não exagere na quantidade de carga

Sempre que possível, avalie o que realmente é necessário manter em seu carro. Muitas vezes, malas, cadeiras de criança e demais itens podem estar apenas ocupando espaço dentro do seu veículo e isso pode resultar em um consumo maior de combustível.

Realize rodízio ou ofereça carona

Através de um planejamento, você consegue economizar combustível e ainda evitar congestionamentos na cidade. Converse com as pessoas do seu trabalho, realize rodízios para ir trabalhar ou ofereça carona a amigos, isso certamente irá contribuir com seu bolso.