Brotas é uma cidade do interior de São Paulo, localizada a apenas 250 km da capital. Considerada a capital do turismo de aventura, ela é o destino ideal para aqueles que gostam de adrenalina. Quem viaja de carro para a região consegue aproveitar todos os passeios ecológicos do local.

Para que você faça uma viagem inesquecível para Brotas, a ECOPADS separou algumas dicas para aproveitar a cidade com seu carro.

Areia que Canta

Uma das atrações mais encantadoras de Brota é a visita à Areia que Canta. O local é uma nascente gigante com águas cristalinas que brota em meio à natureza. A areia do local é muito branca e conta com grãos finos de quartzo que produzem um som de cuíca quando friccionados. 

Por se localizar dentro de uma propriedade privada, você ainda consegue se hospedar e ter o acesso gratuito ao local.

Recanto das Cachoeiras

Outro destino que você não pode deixar de visitar é o Recanto das Cachoeiras. O parque oferece  ecoturismo e aventura para toda família, com atividades que irão conectar a todos com a natureza. As atividades incluem trilhas e caminhadas na floresta, que possibilitam a observação da fauna e da flora, arvorismo, cavalgadas, além de banhos em cachoeiras e rios.

Além disso, o local ainda conta com um restaurante com sistema de self-service com uma seleção de pratos da cozinha caipira e tropeira, o Mirante da Cuesta.

O que comer em Brotas?

O Brotas Bar e Restaurante é um espaço gastronômico que faz referência ao turismo de aventura da cidade. Além de ficar em um casarão histórico muito charmoso, o restaurante também é ideal para quem gosta de uma gastronomia de qualidade e principalmente aqueles que topam experimentar bebidas inusitadas. O cardápio é bem variado e conta com opções de carnes, peixes, massas e diversas opções de porção.

Para aqueles que gostam de uma comida mais caseira, cheia de temperos, o Restaurante Casinha é o ideal, além de ser uma opção super econômica.

Onde ficar em Brotas?

As opções de hospedagem em Brotas incluem localizações no centro ou no bairro do patrimônio. Se você optar por ficar no centro, será mais fácil encontrar restaurantes e agências de passeio. Por outro lado, ao se hospedar no Patrimônio, em locais como a Pousada das Nascentes, você estará mais próximo de boa parte das cachoeiras, como a cachoeira da Cassorova ou Recanto das Cachoeiras. O bairro também é uma ótima opção para quem está viajando com seu carro.

Vale a pena repensar esses pontos antes de decidir por uma hospedagem.

Como chegar em Brotas

O meio mais simples de chegar em Brotas saindo de São Paulo é pela Rodovia dos Bandeirantes (SP 348) seguindo até o km 168. A partir daí, é só pegar o acesso à Rodovia Washington Luís (SP 310).