Bem provavelmente você já ouviu que acelerar muito faz o consumo de combustível do carro aumentar. Na verdade, essa frase não está completamente certa. Afinal, o que faz você gastar mais gasolina é acelerar de um jeito errado.

Muitos motoristas ignoram a rotação do motor, nem prestam atenção ao conta-giros e ficam de olho apenas no velocímetro. Concorda? 

Ignorar a faixa de operação do motor significa errar as trocas de marcha, forçar o motor, gastar mais combustível e dar margem para que o carro apresente defeitos. 

O mecanismo do motor é bastante complexo, e as peças foram desenvolvidas para durar milhares de quilômetros mesmo com vários complicadores, como pressão, atrito e calor. Mas essa durabilidade depende também da sua forma de condução.

O segredo para extrair o máximo do motor (durabilidade, potência e economia) é manter a rotação entre o torque máximo e a potência máxima, usando o conta-giros.

Não adianta ficar acelerando se a marcha estiver errada, pois o motor estará ‘fraco’ abaixo do torque máximo. Ao fazer isso, você só vai exigir mais dos componentes e desperdiçar combustível.

Ao dirigir utilizado a forma correta da rotação do motor, você terá benefícios economicamente. A primeira economia é no tanque de combustível. Respeitar os limites do motor significa menos consumo de combustível.

Além disso, seu carro fica menos sujeito a superaquecimento, falhas na embreagem e quebras de correias. 

A tecnologia também veio para ajudar. Antigamente, os carros com carburadores tinham os motores quebrados mais facilmente por um erro na troca de marcha, mas isso já mudou. Com a tecnologia, a injeção deixa de funcionar ao ‘perceber’ que a rotação saiu do controle. 

O número de rotações do motor é importante também por outro motivo: ele age no funcionamento de outros componentes, acessórios e módulos eletrônicos do carro, como controle de tração, câmbio automático, sistemas e de injeção e ignição e muito mais.

Hoje em dia, os carros mais modernos apresentam quatro tipos de sensores de rotação, dois que controlam a velocidade e os freios e outros dois que gerenciam a operação do motor.

Falhas mais comuns

Como vimos, a rotação do motor traz benefícios para dirigir melhor e também ajuda a eletrônica a tomar decisões no carro. Por isso devemos prestar muita atenção quando ele está com problema. 

Fique ligado e desconfie se o motor não estiver ligando direito, se faltar potência, se tiver superaquecimento ou consumo elevado de combustível. 

Aos primeiros sinais de defeito, procure uma oficina de confiança para realizar uma revisão e não deixar o motor fundir. E saiba que os sensores de rotação dificilmente apresentam um problema sem dar sinais antes, então mantenha sempre a manutenção preventiva em dia para evitar problemas e um gasto alto com reparos depois.

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