É natural: quanto mais você anda, mais desgaste o carro terá. E estamos falando de todas as peças: das pastilhas de freio, do óleo, motor e dos pneus. Por isso mesmo devemos estar sempre de olho e cuidando da manutenção do veículo.
Mas, mesmo no dia a dia, é possível prolongar a vida útil dos componentes. Nesta matéria, vamos abordar como você deve cuidar dos pneus.
Evite passar por buracos e vias em más condições
Nem sempre é possível evitar, mas se puder fuja de vias com más condições e mal pavimentadas. Ao passar por buracos e desníveis, pode ocorrer o desalinhamento das rodas, prejudicando a direção.
Dirigir em terrenos irregulares também pode ocasionar o surgimento de bolhas nos pneus, danificando a sua estrutura.
Calibre os pneus
Dica básica que não pode passar em branco: nunca se esqueça de calibrar os pneus. Siga as indicações que constam no manual do proprietário do carro para saber a calibragem correta, mas não fique muitos dias sem calibrar. O ideal é a cada 15 dias. Para que o procedimento seja melhor realizado, faça a calibragem com os pneus frios.
Alinhamento e balanceamento
Ao dirigir, você sente o carro puxando para um dos lados? Esse é um sinal característico de que chegou a hora de mandar o veículo para alinhar e balancear.
Esse serviço ajuda a manter o carro funcionando bem e minimiza os desgastes dos pneus. O ideal é que seja feito o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km ou quando houver a troca de peças.
Rodízio dos pneus
Você sabe a importância de fazer o rodízio de pneus? Como os pneus trabalham com tração, frenagens e pesos diferentes, o desgaste do dianteiro é diferente do traseiro.
Ao fazer o rodízio de acordo com a orientação do fabricante (ou a cada 10 mil km rodados), você consegue equilibrar os danos de cada pneu e garante melhor aderência e estabilidade.
Fora essas orientações, fique sempre de olho nos pneus para ver se não há nada irregular nele e, claro, nunca ande com os pneus carecas.
Além de trazer mais segurança para sua condução, andar com pneus regulares também evita o alto consumo de combustível. Continue acompanhando o blog da ECOPADS para mais notícias de manutenção do seu carro e como dirigir com segurança.