Ao levar seu carro para revisão ou conserto, você bem provavelmente procura uma oficina de confiança, com um serviço de qualidade. Ao comprar peças para o seu carro, você deve ter o mesmo cuidado e escolher aquelas que são de marca conhecida e têm o padrão estabelecido pelo mercado. E como saber se tal produto é realmente bom? Escolhendo um que tenha a certificação do Inmetro. 

Um produto com o selo do Inmetro tem a garantia de que ele passou por testes e segue normas técnicas de qualidade. 

Dentre os critérios de avaliação do Inmetro, estão a performance das peças (precisam apresentar resistência e confiabilidade, para garantir a segurança do carro), a sua vida útil (apesar de elas sofrerem desgaste natural, o consumidor deve saber a sua validade e seu melhor uso) e os testes em laboratórios, para comprovar toda a sua qualidade. 

O certificado do Inmetro garante a qualidade dos produtos automotivos, mas você ainda tem outros motivos para comprar os itens que têm o selo do Inmetro. Veja só:

Evitar comprar produtos adulterados

No mercado, há diversos itens automotivos falsos. Por ser mais barato que os originais, o consumidor acha que está fazendo um bom negócio, quando na verdade ele está sendo enganado e comprando um produto adulterado e que não vai trazer a segurança necessária para o carro.

Evitar problemas no carro e com a sua segurança

Produtos sem o selo do Inmetro podem vir com defeitos e prejudicar o funcionamento do carro, além de aumentar o risco de acidentes. 

Qualquer produto sem o selo do Inmetro vai trazer riscos para o consumidor, que não vai ter nenhuma garantia caso o produto dê algum defeito.

Sem ter passado pelos testes e pelo processo de certificação do Inmetro, os produtos têm mais chance de ter defeitos de fabricação e problemas de mau funcionamento, com uma baixa vida útil. A consequência disso tudo pode ser bem grave, além do prejuízo financeiro da compra: causar algum acidente de trânsito.

Como saber se os produtos têm a certificação do Inmetro?

Os próprios produtos já vêm com o selo do Inmetro na embalagem, mas, diante de tanta falsificação, você pode conferir a procedência das peças com seu mecânico de confiança ou com o atendente da loja, desde que a loja também seja reconhecida.

Além disso, todo produto aprovado pelo Inmetro tem seu registro feito junto ao órgão público, e qualquer pessoa pode pesquisar por esse registro. 

A ECOPADS só trabalha com peças certificadas pelo Inmetro. Confira todas as pastilhas de freio em nosso site e tenha mais segurança na direção do seu carro.