Peça fundamental para a segurança do carro, a pastilha de freio faz parte do sistema de freio do veículo, responsável pela sua redução de velocidade. Isso acontece quando ela é pressionada contra um disco (metálico ou de fibra de carbono), gerando um atrito que faz a velocidade do automóvel diminuir.

As pastilhas de freio trabalham em pares e geralmente ficam nas rodas da frente do carro. No geral, elas são vendidas em três modelos: orgânicos, metálicos e cerâmicos, as mais caras. A seguir, a ECOPADS traz as principais características de cada pastilha. 

Pastilhas de freios orgânicas

Antigamente, havia no mercado as pastilhas de freio produzidas com amianto, uma substância que depois veio a ser proibida, dando lugar às peças orgânicas, que hoje em dia apresentam um nível de desgaste e durabilidade menor que outros modelos. Por esse motivo, não são indicadas para carros pesados ou que rodam muito na estrada.

Pastilhas de freios metálicas

É considerada como a de melhor custo-benefício do mercado, conhecida por sua boa resistência e eficiência nas frenagens, e produzida com aço, cobre, ferro e grafite. Costuma exigir mais cuidado com sua manutenção em comparação com a pastilha cerâmica, mas é a opção mais usada pelos motoristas.

Pastilhas de freios cerâmicas

A alta durabilidade é uma de suas grandes vantagens, mas esse modelo de pastilha é também conhecida pela potência de frenagem (tem maior coeficiente de atrito). Por ter menos desgaste com o disco, não suja as rodas e as pinças de freio com fuligem. É produzida com fibras de cerâmica e costuma ser mais silenciosa. Uma das desvantagens é o seu valor, mais caro que a pastilha metálica.

Escolhendo a pastilha certa

Por mais que o dono do carro não conheça todas as principais diferenças entre as pastilhas de freio, é preciso encontrar uma marca conhecida e um mecânico que ofereça a qualidade e o melhor produto para o veículo.

Por exemplo: para um carro considerado popular, o mais indicado é uma pastilha de freio metálica, não necessitando que seja instalado a cerâmica, que vai precisar também de um disco de cerâmica, preferencialmente.

A ECOPADS oferece as pastilhas de freio com melhor custo-benefício do mercado. Visite o nosso site e confira mais!