Principalmente após a pandemia da Covid-19, precisamos cuidar da nossa higienização e saúde, dentro e fora de casa. E isso inclui o cuidado que devemos ter no carro, com o ar-condicionado.

Um sistema de refrigeração sem os cuidados necessários pode trazer problemas para a saúde, por isso precisamos manter os cuidados com a sua limpeza.  

Além da questão da saúde, um ar-condicionado em boas condições traz todo o conforto para quem está no carro, fugindo do forte calor, além da possibilidade de usar o equipamento para desembaçar os vidros. 

Mas, para que o ar-condicionado funcione normalmente, é preciso saber quando é hora de fazer a sua limpeza e manutenção. A ECOPADS preparou esse texto para te ajudar a detectar esses sinais.

Como funciona o ar-condicionado

O sistema filtra o ar de fora para dentro do carro e, para que ele não traga toda a sujeira do ar, é preciso que a higienização esteja em dia.

O sistema de ar condicionado tem funcionalidades que controlam a temperatura dentro do carro, a circulação do ar e a umidade. 

Está na hora de fazer a limpeza do ar-condicionado?

Em geral, a manutenção do sistema é a cada 30 mil km ou a cada 12 meses, mas o prazo correto está indicado no manual do proprietário do carro.

No entanto, pode ser que a higienização seja necessária antes do prazo descrito, dependendo das situações que apontamos a seguir.

Problema de refrigeração

Um sinal claro de que o sistema de refrigeração está com problema é quando ele demora muito para refrigerar o carro. Ao acontecer isso, o ideal é fazer uma checagem completa no sistema de ar-condicionado.

Velocidade baixa da ventilação

Colocou o ventilador na velocidade mais alta e mesmo assim está saindo pouco ar? O problema pode estar no filtro de cabine.

Cheiros estranhos

Pior do que ligar o ar-condicionado e ele não gelar é quando vem um odor estranho. Esse cheiro pode ser sinal de que o sistema está precisando de uma limpeza. 

Problemas de saúde

Se você espirra ou fica com algum problema respiratório toda vez que liga o ar do carro, cuidado! O sistema pode estar com bastante poeira e fungos, necessitando de uma higienização. 

Uma dica importante é para que o ar-condicionado seja ligado com certa frequência, para que os componentes não percam a lubrificação e para fazer circular o ar dentro do carro.