Se o motor é o coração do carro, o óleo lubrificante, com certeza, é o sangue dele. Por isso, realizar a troca periódica do óleo do motor é de suma importância para manter o bom funcionamento do seu veículo. Estas trocas são relativamente simples de realizar, mas alguns erros durante esse processo podem comprometer seriamente o funcionamento do carro.
Se o motor apresenta ruídos logo após uma troca de óleo, pode ser um sinal de que tenha ocorrido um erro durante a troca do óleo. Estes erros incluem o uso de um óleo diferente do recomendado pela montadora, o uso de um produto de baixa qualidade ou quantidade insuficiente ou excessiva de óleo.
Tendo em vista que um motor não pode funcionar por muito tempo sem o óleo lubrificante, o uso indevido do produto pode ocasionar diversos problemas, desde um motor fundido a danos causados no filtro do óleo.
Os lubrificantes modernos têm fórmulas complexas, com uma grande variedade de aditivos desenvolvidos especificamente para proteger o motor de diversas condições de dirigibilidade. A aplicação errada do óleo lubrificante pode ocasionar na dificuldade de dar a partida no motor, especialmente em se tratando de modelos mais novos, que são especialmente “delicados”.
Entretanto, não adianta combater a qualidade do óleo utilizando-o em excesso. A quantidade errada do produto no motor pode afetar a pressão dele, fazendo com que o carro também não consiga dar a partida. Do mesmo modo, caso o sensor identifique um nível muito baixo do fluido no motor, pode impedir a partida do motor.
Outro fator ao qual é importante atentar-se é a tampa do motor. Caso ela esteja danificada ou não seja instalada corretamente, pode acarretar problemas. Embora elas sejam bastante resistentes, as tampas de vedação feitas em borracha podem começar a ficar quebradiças devido à elevada temperatura do motor a que estão constantemente expostas. Uma tampa danificada pode ocasionar o vazamento de óleo que, por sua vez, pode afetar outros componentes próximos ao motor.
Tão importante quanto realizar a troca do óleo é realizar a troca do filtro de óleo. A principal função deste elemento é impedir que qualquer impureza que esteja no óleo entre no motor. Um filtro sujo, portanto, não tem a mesma eficiência, possibilitando a deterioração do motor. O indicado é realizar essa troca sempre que trocar o óleo lubrificante, pelo mesmo motivo: um filtro sujo deixará o óleo sujo.
Durante o processo da troca de óleo, é possível causar danos a algum sensor ou fiação do carro, fazendo com que a luz do óleo acenda no painel e, consequentemente, a partida do motor seja impedida. Por isso, mesmo que as trocas de óleo sejam fáceis de realizar e possam ser feitas pelo próprio motorista, recomenda-se que um especialista realize este procedimento.
Curtiu o conteúdo? No blog da ECOPADS tem muito mais. Clique aqui e confira todas as nossas postagens.