Os aditivos e os fluidos de radiador têm o mesmo objetivo: controlar a temperatura do motor e protegê-lo contra a ferrugem e corrosão causadas pelo tempo. Entretanto, estes compostos são diferentes. Os aditivos devem ser misturados à água desmineralizada, enquanto os fluidos não precisam desta mistura.
Assim como os sistemas de injeção eletrônica, os fluidos de radiador estão sempre em evolução, seguindo as tecnologias mais recentes adotadas por cada fabricante. Por isso, todos os anos, novos fluidos de radiador surgem no mercado para atender às necessidades dos consumidores, mas essa ampla gama de possibilidades pode confundir os clientes. Saiba como diferenciar cada um dos aditivos e fluidos.
O mercado de aditivos tem três produtos considerados principais:
Composto por etilenoglicol: este tipo de aditivo é o mais tóxico para o meio ambiente, aumentando significativamente o risco de poluição do meio ambiente. O etilenoglicol é um álcool que faz com que a temperatura de ebulição da água passe a ser 118ºC, e que o nível de congelamento da água torne-se menor do que 0ºC, tornando a vida útil do produto mais longa, já que o nível do reservatório não variará tão facilmente.
Inorgânico: este tipo de aditivo também pode ser chamado de sintético, e é produzido a partir de materiais não biodegradáveis. Por sua composição mais agressiva ao meio ambiente, esse tipo de aditivo precisa ser descartado em locais apropriados. Este modelo de aditivo tem a vida útil mais curta do que o aditivo orgânico.
Orgânico: este modelo é biodegradável e oferece poucos riscos ao meio ambiente, além de contar com uma durabilidade mais elevada, se comparado ao aditivo inorgânico.
É importante ficar atento ao fato de que não é recomendado misturar os modelos. Se você utiliza o aditivo inorgânico, por exemplo, o ideal é que mantenha utilizando aditivos da mesma opção. O melhor mesmo continua sendo consultar o manual do proprietário, já que alguns veículos são mais sensíveis a certos tipos de aditivos.
Também é importante lembrar que não se deve nunca colocar água filtrada ou da torneira no radiador. Isso porque os minerais presentes na água podem causar danos ao radiador, posteriormente prejudicando o motor.
Saiba como fazer a troca dos aditivos e fluidos do motor
Com o carro desligado e com o motor frio, o primeiro passo é verificar se o reservatório precisa apenas ser preenchido ou se será necessário realizar a substituição completa do líquido de arrefecimento.
Para os aditivos, a proporção ideal é de 60% água e 40% do produto escolhido. Já para os fluidos, basta seguir os passos abaixo:
Abra o respiro do sistema para evitar a formação de bolhas de ar que podem comprometer a funcionalidade do radiador e, em seguida, coloque o líquido na proporção correta indicada no manual do proprietário.
Após isso, verifique se o líquido está saindo pelo respiro que foi aberto. Se sim, não existem bolhas de ar naquele sistema. Após a troca, basta checar se a pressurização do sistema está correta e se não há nenhum vazamento.
O processo de troca é bem simples, e não deve levar mais do que 15 minutos para ser realizado. Para que esta troca seja bem-sucedida, não deixe de verificar a condição das mangueiras, da ventoinha e da válvula termostática.
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