O sistema de freio é um dos mais importantes do carro, por motivos óbvios. Já pensou em estar em uma descida e, ao acionar os freios, nada acontecer? É algo que não queremos nem imaginar, né?

Por isso mesmo devemos cuidar muito bem desse componente do carro e evitar andar com o disco de freio desgastado.

O sistema de freios conta com diferentes componentes que trabalham juntos, fazendo com que o carro pare com precisão. O freio a disco funciona exatamente no momento em que o pedal é acionado. Essa pressão hidráulica chega no pistão, que aciona a pastilha. E é ela que fricciona o disco de frenagem, reduzindo a velocidade do automóvel.

Quando o disco de freio está gasto, o carro vai perder poder de frenagem. Mas, além desse componente, a revisão do carro também deve observar a condição das pastilhas, que tem uma vida útil menor do que a do disco. 

Como perceber problemas no disco de freio?

Um disco desgastado mostra sinais de espessura comprometida, o que não conseguimos ver sem uma inspeção, mas também dá outros sinais que podemos observar ao acionar o pedal de freio. 

Barulho

Um bom sistema de freio é silencioso, sem nenhum ruído. Mas, com o tempo, o motorista começa a ouvir barulho de atrito entre metais, por exemplo, o que pode significar um desgaste e que está na hora de pedir uma revisão dos freios. 

Só fique ligado pois alguns ruídos não são sinais de problema no disco. Quando a pastilha acabou de ser trocada, por exemplo, ela pode emitir um barulho até o seu correto assentamento. 

Vibrações

Pastilhas danificadas causam desgastes ou trincas na estrutura dos discos. E com esse conjunto fora do normal, é comum o carro sofrer vibrações ao frear. Aconteceu isso? Procure uma oficina!

Luz no painel

Quantas vezes você percebeu que seu carro está com algum problema ao ver uma luz acesa no painel? Se a luz da frenagem não se apagar após você ligar o carro, pode haver algum problema no sistema. 

Alteração no pedal

Se você está precisando pisar muito forte no pedal de freio para o cara parar, fique alerta. Isso não é comum. A pressão no freio deve ser suave. Pedal muito duro ou suave é mais um sinal de problema no sistema de freios. 

Quilometragem rodada

Assim como muitos outros componentes do carro, o sistema de freios também precisa passar por revisão e tem um limite de vida útil. Confira no manual do proprietário a quilometragem indicada para você avaliar o disco de freio e outras peças do sistema. 

O manual do proprietário indica a quilometragem necessária para avaliar o sistema de freio e seus periféricos, a fim de fazer algumas substituições. A partir dos 40 mil km, é provável que o disco tenha atingido o limite de eficiência determinado pela fabricante. Então, a melhor saída é avaliá-lo.

Como corrigir o problema?

Só há uma solução para os componentes desgastados: trocá-los por peças novas. Com segurança não se brinca, e fazer qualquer reparo superficial não é recomendado.

Procure um profissional e faça a substituição das peças, escolhendo produtos de marcas conhecidas no mercado. A ECOPADS é especialista no assunto e oferece discos e pastilhas de freios para as principais marcas de automóvel do mundo. Confira todos os produtos em nosso site